domingo, 1 de maio de 2011

A santa infância e adolescência de Jesus

Jesus passou a infância aldeia nas montanhas como filho de Deus, poderia ter escolhido qualquer lugar na terra como morada. Qualquer lugar seria honrado com sua presença ,mas ele não escolheu a mansão dos ricos ou palácio dos reis ,antes escolheu viver entre os pobres de Nazaré .Jesus queria que os pobres sabiam que ele compreende suas provações ,sofreu tudo que eles tem de sofrer por isso simpatizam com eles e pode ajudá-los .A respeito dele nos anos de sua infância a bíblia diz:



Crescia o menino e se fortalecia enchendo de sabedoria e a graça de Deus estava sobre ele.E crescia Jesus em sabedoria ,estatura e graça de Deus e dos homens.Lc 2,40,52.


Sua mente era brilhante e ativa, era rápido na percepção e sua capacidade de reflexão e sabedoria estava alem de sua idade. Embora seus modos eram simples e infantis ,crescia em estatura e inteligência como outras crianças em tudo,ele sempre demonstrava um espírito cordial ,generoso e suas mãos laboriosas estavam sempre a servir os outros ,era paciente e honesto ,firme como uma rocha em questões de princípios ,jamais deixou de ser gentil com todos que cercavam,em casa e em qualquer lugar que podia estar era como a luz do sol.Era atencioso e prestativo com os mais idosos e pobres e mostrava bondade até com os animais cuidava com carinho de um pássaro ferido e cada ser vivo sentia-se feliz com sua presença.





A educação


Nos tempos de cristo os judeus pregavam muito a educação de seus filhos ,suas escolas eram anexas a sinagogas ou casas de cultos e os professores eram chamados Rabis (homens cultos e preparados para ensino).Jesus não freqüentava essas escolas ,pois muitas coisas que ensinavam não eram verdadeiras e vendo a palavra de Deus ,os preceitos dos homens eram estudados e com freqüência tais ensinos era contrários a palavra que Deus tinha ensinado aos profetas.O próprio Deus por meio do espírito santo instruiu Maria ,na educação do seu filho.Maria ensinava Jesus a sagrada escritura e ele aprendeu a ler e a estudar por si mesmo .Jesus também apreciava estudar as maravilhas da criação de Deus,na terra e no céu.No livro da natureza ele aprendia sobre as plantas ,animais ,o sol e as estrelas .Dia após dia ele observava e tentava extrair lições deles afim de compreender as razoes de todas as coisas ,os anjos e santos o acompanhavam e ajudavam a compreender as coisas ligadas a Deus.Assim ele crescia em estatura e força e crescia também em conhecimento e sabedoria.


Toda criança pode adquirir conhecimento como Jesus deveria aprender aquilo que é verdadeiro ,a falsidade e mentira não nos faz bem .Somente a verdade tem valor e isso podemos aprender na palavra de Deus e suas obras.Quando estudamos essas coisas os anjos nos ajudam a ver a sabedoria e a entender bondade de Deus . O nosso intelecto se fortalecera e nosso coração ficara mais puro e seremos mais semelhantes a cristo.





O cordeiro de Deus

A cada ano José e Maria viajavam a Jerusalém para as festividades da páscoa ,quando Jesus tinha 12 anos de idade ele o levaram consigo.Era uma jornada agradável as pessoas iam a pé ou em lombos de bois ou jumento,gastando alguns dias de viagem .A distancia entre Nazaré e Jerusalém é cerca de 100km ,de todas as partes e de outros países vinham pessoas para festa e os que moravam na mesma região seguirão em caravanas.A festa era celebrada no fim de março ou começo de abril ,era primavera na palestina e toda terra ficava coberta de flores.A caminho os pais contavam para os seus filhos as maravilhas de Deus ,havia operado a favor de Israel no passado e com freqüência cantavam os lindos salmos de Davi.Nos dia de Cristo as pessoas eram frias e formais em suas dedicação a Deus ,pensavam mais em suas satisfação próprias do que na bondade de Deus para com eles.


Todavia não era assim com Jesus,ele gostava de meditar a respeito de Deus .Quando chegou ao templo observou as atividades dos sacerdotes inclinou-se com os adoradores para ora e sua voz uniu a deles em cânticos de louvor .A cada tarde de manha um cordeiro era oferecido sobre o altar.O ato representava o sacrifício do salvador .Enquanto os olhos do menino Jesus ,observava a vitima inocente ,o espírito santo fazia compreender o significado daquela morte.Sabia que ele próprio como cordeiro de Deus deveria morrer pelos pecados dos homens.Com tais pensamentos em mente Jesus preferia ficar a sós desse modo não permaneceu com seus pais no templo e quando regressaram não estava com eles.






Menino brilhante


Em uma sala anexa ao templo havia uma escola dirigida pelos habinos e foi para aquele local que Jesus dirigiu por algum tempo ,assentou com outras crianças de sua idade aos pés dos grandes mestres e ouviu suas palavras.Os judeus tinha muitas idéias erradas a respeito do messias Jesus,sabiam disso mas, não contradiziam os homens cultos ,faziam perguntas a respeito do que os profetas haviam escritos como alguém que desejavam aprender.

O capitulo 53 de Isaias fala a respeito da morte do salvador .Jesus leu este texto e perguntou aos habis a cerca do seu significado os mestres não puderam responder ,começaram então a fazer perguntas a Jesus e se surpreenderam com o conhecimento que ele tinha das escrituras ,viram que sua compreensão da bíblia era muito melhor do que a deles perceberam que os seus ensinamentos estavam errados mas, não estavam dispostos a acreditarem em algo diferente.Jesus portava com tanta modéstia e cortesia que não puderam contrariá-lo queriam mante-ló como aluno para ensinar e explicar a bíblia como eles faziam.


Quando José e Maria deixaram Jerusalém para retornar ao lar não perceberam a ausência de Jesus ,pesaram que ele estavam que ele estava na companhia de alguns dos seus amigos,mas ao pararem para acampar para noite sentiram falta da sua cooperação e procuraram ele entre os grupos mas foi inútil.José e Maria sentiram grande temor lembraram de que Herodes tentou matar Jesus ,na sua infância e temeram que algum mal lhe tivesse acontecido.Com o coração entristecido voltaram a Jerusalém ,mas não acharam o menino se não depois de três dias,grande foi a alegria em encontra-ló,embora Maria o repreendesse por deixa-ló ,ela disse:-filho porque visestes assim conosco teu pai e eu estávamos a tua procura.

Ele disse: -porque me procuras não sabes que estava na casa do meu pai.Lc 2 48-49.Ao falar estas palavras Jesus apontou para o céu e seu rosto apareceu uma luz que os deixou admirados,Jesus,sabia que era filho de Deus tinha enviado ao mundo .Maria jamais esqueceu estas palavras. Nos anos seguintes ela compreendeu seu maravilhoso significado.




A melhor companhia




José e Maria amavam Jesus embora o fato de ter perdido demonstrasse certa negligencia da parte deles.Havia esquecido da obra que Deus havia lhes confiado bastou um dia de negligencia para perder Jesus.Do mesmo modo hoje muitos perdem a companhia de Jesus ,quando não apreciamos pensar nele ou ora a ele,quando nós ocupamos em conversas fúteis,desagradáveis ou más separamos de cristo ,sem ele sentimos tristes e solitários ,mas se realmente desejamos sua companhia ele sempre estará conosco ,o salvador ama está com todos os que apareciam a sua presença ,ele iluminara o lar mais pobre e alegrara o coração mais triste.




Uma vida exemplar

Embora soubesse que era filho de Deus, Jesus retornou a Nazaré em companhia de José e Maria, até 30 anos de idade era submisso Lc2-51.Aquele que tinha sido comandante do céu tornará se na terra um filho obediente as grandes coisas trazidas a sua mente ,trazida pela cerimônia do templo ficavam reservados em seu coração.Todavia esperou até o tempo determinado para realizar a obra que Deus havia designado.Jesus viveu no lar de um operário um homem pobre com fidelidade ,alegria e cumpria sua parte para ajudar no sustento de sua família.Quando obteve idade suficiente aprendeu o oficio e passou a trabalhar na carpintaria com José,vestido com a roupa rústica dos operários.Jesus passava pelas ruas do vilarejo indo e vindo do trabalho ,jamais usou seu poder divino para tornar a vida mais fácil para si.Enquanto Jesus trabalhava durante a infância e juventude seu corpo e mente se tornaram vigorosos ,ele empregava todas as suas faculdades de modo a conserva – lá saudável para realizar o melhor trabalho possível.Tudo que fazia era bem feito desejava ser perfeito até mesmo no manejo das ferramentas.O seu exemplo nos ensinou que devemos ser laboriosos e realizar nossas tarefas cuidadosamente que um trabalho realizado desse modo é honroso .


Todos devem ser ocupar de algo que seja útil para si mesmo e para os outros. Deus nos deu o trabalho como uma benção. Ele se agrada com as crianças que desempenham sua parte com os deveres domésticos aliviando o fardo do pai e da mãe. Tais crianças ao crescerem e deixarem a família serão uma bênção para a sociedade, os jovens que por principio procuram agradar a Deus, realizando o trabalho corretamente serão uteis ao mundo ao ser fieis em posição humildes estão se preparando para ocupar posições mais elevadas.
















Autora :Ellen G. Whiter

A infância e adolescência de Jesus cap.3


" Os educadores experientes não são aqueles que estimulam a transpor as barreiras exteriores, mas os obstáculos secretos. Não são aqueles que transformam seus filhos e alunos em depósito de informações mas os que estimulam seu apetite intelectual e os animam a digerir informações"


...é preciso regar uma semente para que ela nasça e se transforme em uma linda for, é preciso educar uma crianças para que ele se torne um adolescênte e um adulto feliz.....  aut: Dito Cleser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário